O que é uma “EJ”?
Uma Empresa júnior, também conhecida pela abreviação “Ej”, é uma associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais formada exclusivamente por alunos do ensino superior, regulamentada no Brasil através da Lei 13.267/2016.
Deve ter como referência ao menos um curso de graduação da instituição de ensino superior ao qual faz parte, tendo como principal objetivo o desenvolvimento profissional dos acadêmicos, trazendo no processo de graduação uma experiência sobre o mercado de trabalho, fomentando o aprendizado prático na universidade.
As empresas juniores são formadas apenas por estudantes do curso de graduação, contando com um Professor orientador que os auxilia quando necessário, ou seja, a Ej tem total autonomia para suas execuções perante a Universidade.
Atribuições e Responsabilidades
Os estudantes, denominados membros, assessores ou consultores, tem como função gerir todas as áreas da empresa, tendo uma série de atribuições e responsabilidades, trabalhando e desenvolvendo diariamente suas habilidades, são exemplos das atribuições e responsabilidades:
Vendas:
Negociação direta com clientes e interessados.
Execução de projetos:
Realização de orçamentos, desenhos CAD através do software que a empresa usa, contato com a indústria em visitas.
Elaboração de contratos:
Elaboração de contratos de fechamento de projetos, lidando na linha de frente para resguardar a empresa juridicamente em cada projeto.
Desenvolvimento de ferramentas de qualidade:
Conhecendo e aplicando ferramentas da qualidade para otimizar e alavancar os processos da empresa.
Burocracia:
Lidando com todos os documentos necessários para que a empresa esteja em dia com os órgãos regulamentadores.
Trabalho em equipe:
Trabalho em conjunto e desenvolvimento de habilidades para unir um time em prol de um objetivo em comum.
As atribuições destacadas acima são alguns dos vários desafios que os membros enfrentam diariamente em busca do desenvolvimento da empresa, as responsabilidades podem variar de acordo com cada empresa.
Desenvolvimento de Soft Skills
Durante a execução de todas essas atribuições e durante as realizações de atividades internas na empresa, os membros conseguem adquirir e aprimorar várias soft skills, tornando-os cada vez mais profissionais capacitados, são exemplos de soft skills adquiridas:
Responsabilidade:
Sabe cumprir tudo que assumiu, no tempo determinado e participar semanalmente, às vezes, diariamente, de reuniões.
Comunicação:
Desenvolve uma comunicação mais eficaz e com mais fluidez, se tornando capaz de realizar apresentações na frente de várias pessoas.
Liderança:
Capacidade de unir e guiar um time em prol dos resultados sempre dando foco no engajamento individual e coletivo.
Administração de tempo:
Capacidade de organizar seu tempo em busca de ser mais produtivo no seu dia.
Resiliência:
Capacidade de se moldar às adversidades e encontrar métodos para controlá-las sem deixar que elas te afetem.
Estrutura de Gestão
Uma empresa júnior tem a mesma proposta que uma empresa sénior, formada por diretorias de áreas distintas, o Diretor de cada área é responsável por gerir e coordenar todas atividade e execuções, e a empresa possui um Diretor Presidente responsável por todo planejamento, assim como, o acompanhamento de todas as áreas. O Presidente deve, também, representar a empresa em todas as questões jurídicas.
Instâncias Responsáveis
As empresas juniores são acompanhadas por três instâncias, sendo, regionais, estaduais e nacional, tais instâncias tem como responsabilidade auxiliar no desenvolvimento das empresas e dos empresários juniores, auxiliando sempre que necessário e fornecendo insumos para todos os empresários se tornarem cada vez profissionais melhores. As instâncias organizam eventos, cursos, capacitações e interações entre os empresários juniores, tendo como missão do Movimento Empresa Júnior (MEJ), “Formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil.”
Quais os benefícios de se contratar uma Empresa Júnior?
Desenvolvimento:
As empresas juniores participam diretamente no desenvolvimento da sociedade e do mercado ao qual estão inseridas, trazendo inclusão ao mercado com serviços a preços mais acessíveis em comparação a uma empresa sénior, serviços estes, realizados com alta qualidade, visto que diariamente os membros participantes estão se desafiando e se capacitando.
Acessibilidade:
Contando com serviços a preços mais acessíveis no mercado, as empresas juniores proporcionam a micro e pequenas empresas a oportunidade de desenvolver o seu negócio de forma mais prática e barata.
Inovação
Trabalhando também, na linha de frente com várias empresas grandes, as Ej’s trazem uma visão inovadora, barata e eficaz, proporcionando a empresas que já estão estabelecidas no mercado uma possibilidade de trabalhar em um novo ramo, ou potencializar ainda mais o ramo em que estão inseridas.
Networking:
Vale ressaltar, que como os membros das empresas juniores estão diretamente em contatos com as demais empresas para negociações, elaboração de contratos e/ou execução desses projetos, alguns conseguem estágio ou emprego efetivo nessas empresas, proporcionando uma vaga de emprego preenchida por uma pessoa capaz e confiável.
Conclusão
Através da contratação de uma Empresa Júnior, além de ter uma oportunidade de alavancar seu negócio, você contribui para o desenvolvimento de uma sociedade melhor, auxiliando jovens empreendedores a adentrarem ao mercado de trabalho e terem experiências profissionais antes de sua formação, contribuindo para o desenvolvimento de melhores profissionais para o futuro do Brasil. Além disso, você aumenta o seu networking, gerando a possibilidade da contratação destes profissionais capacitados em um outra ocasião.